Arbitac inaugura “Sala Marco Maciel”

 Em Notícia

Num dos últimos atos do presidente Antonio Miguel Espolador Neto à frente da diretoria executiva da Associação Comercial do Paraná (ACP), foram inauguradas nessa segunda-feira (12) as novas instalações da Câmara de Mediação e Arbitragem (Arbitac), bem como o descerramento da placa com a denominação de “Sala Marco Maciel”, em homenagem ao ilustre homem público que exerceu os cargos de governador de Pernambuco, deputado federal, senador, ministro de Estado e vice-presidente da República.

Então deputado federal por seu Estado, Marco Maciel foi o autor do projeto de lei da Mediação e Arbitragem, sancionado pelo presidente da República, e que serviu de base para as primeiras providências em torno da implantação no âmbito da ACP, da Arbitac, atualmente em seu vigésimo ano de atividades, destacando-se entre as cinco principais instituições similares em todo o país.

O presidente Antonio Miguel Espolador Neto manifestou o orgulho de presidir a ACP no momento “em que a Arbitac inaugura suas novas instalações”, fazendo uma saudação especial aos atuais dirigentes nas pessoas do coordenador Ricardo dos Santos Abreu e presidente do Conselho Administrativo, Rodrigo Nasser Vidal, enfatizando que ao longo do tempo muitos cooperadores da câmara contribuíram para que a mesma se credenciasse tanto no Brasil quanto no exterior, pela qualidade de seus serviços”.

Falaram também na ocasião o coordenador Ricardo Santos Abreu, o presidente do Conselho Administrativo, Rodrigo Nasser Vidal, o ex-presidente do Conselho Administrativo, Maurício Gomm Ferreira dos Santos e o comandante Arnaldo Macedo Caron, um dos pioneiros da Arbitac.

O vice-presidente Sinval Lobato Machado, no ato representando a família de Marco Maciel, convidada para o evento, mas impossibilitada de deslocar-se a Curitiba, em breve exposição descreveu as tratativas para a criação da Câmara de Mediação e Arbitragem, incluindo as viagens e encontros mantidos com o deputado Marco Maciel, a fim de amadurecer a proposta de criação da Arbitac, cujo lançamento contou com a presença do autor da citada lei.

Ricardo Abreu, Rodrigo Vidal e Maurício Gomm Ferreira dos Santos destacaram os avanços registrados pela Arbitac nos seus 20 anos de atuação, lembrando a competência profissional da equipe de árbitros e mediadores, além da credibilidade nacional e internacional. O ex-dirigente Maurício Gomm fez questão de enfatizar a importância da câmara como “um negócio rentável para a ACP, pois se trata de uma entrada de dinheiro de forma honesta e criteriosa que deve ser preservada”.

A Arbitac já realizou mais de 800 procedimentos arbitrais com excelentes resultados em termos de acordos extrajudiciais, mantendo atualmente 20 processos em tramitação.

Posts recentes

Deixe um comentário