Educação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – São Paulo, Brasil) 1994
Mestrado em Direito Processual Civil

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – São Paulo, Brasil) 1991
Extensão Universitária em Direito Processual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) 1988
Bacharel em Direito

Experiência Profissional

Mundie e Advogados (Sócio)

  • Titular da área contenciosa e de arbitragem de Mundie e Advogados, sendo o responsável por todos os litígios cíveis, comerciais, tributários e trabalhistas patrocinados pelo Escritório.
  • Assiste clientes, nacionais e estrangeiros, que atuam em diversos setores da economia brasileira, principalmente na área de infra-estrutura e regulatória.
  • Atua na defesa dos interesses e pretensões de seus clientes, tendo reconhecida presença nos Tribunais Estaduais e Federais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
  • Tem firme atuação em conflitos societários e naqueles decorrentes da violação ou interpretação de contratos, principalmente perante Tribunais Arbitrais.
  • Notória especialização em relevantes questões de Direito do Consumidor, principalmente naquelas envolvendo o Direito das Telecomunicações.
  • Administra inúmeras questões legais surgidas frente à Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, ao Banco Central do Brasil, à Comissão de Valores Mobiliários – CVM e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADÊ.
  • Comandou diversas auditorias legais em fusões e aquisições de empresas nacionais e estrangeiras, bem como em departamentos jurídicos ou administrativos de empresas com o intuito de auxiliar a respectiva administração na identificação ou correção de práticas passíveis de exposição a litígios.

C.S.F. Forbes – Advogados (Sócio Titular)

Renato Marques Silveira Advogados Associados (Associado Sênior)

Straube & Almeida Prado Advogados Associados (Associado Júnior)

Informações Adicionais

Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (Secções: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais).

Membro da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Ex- Presidente do Movimento de Defesa da Advocacia – MDA.

Membro da International Bar Association – IBA.

Diretor do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr.

Membro do Comitê Judiciário do Centro de Estudo das Sociedades de Advogados – CESA.

Membro do Comitê Jovem Arbitralistas do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá –CCBC.

Membro da Diretoria Científica da Associação Brasileira de Direito da Informática – ABDI.

Membro da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ

Ex-Membro do Conselho de Administração de algumas das mais importantes Companhias de Telecomunicações e de Energia, no Brasil.

Participações e Menções em 2008/2009/2010

2010: Indicado pelo Anuário 2010 da Análise Advocacia.

2010: Indicado pelo Who´s who Brazil 2010 como sócio na área de Commercial Litigation and Arbitration.

Nov/2010: participou, como Palestrante, do IV seminário Chile-Brasil – Investimentos e resolução de controvérsias, realizado nos dias 28,29 e 30 de novembro em Santiago no Chile.

Set/2010: Participou da VI Conferência de Arbitragem Internacional do Rio de Janeiro, realizada no dia 14 de setembro no Rio de Janeiro.

Mai/2010: Participou do Congresso Internacional de Arbitragem ICCA Rio 2010 – Comitê Brasileiro de Arbitragem CBAr, realizado de 24 a 26 de maio no Rio de Janeiro.

Mai/2010: Participou como palestrante no 6º Congresso Internacional do Direito da Energia do IBDE, realizado nos dias 17 e 18 de maio em São Paulo.

Fev/2010: Participou como presidente de dois tribunais arbitrais, no II Pre-Moot de Curitiba, realizado nos dias 26 e 27 em Curitiba.

Out/2009: participou do IX Congresso Internacional de Arbitragem – Comitê Brasileiro de Arbitragem CBAr, realizado de 18 a 20 de outubro em Belo Horizonte-MG.

Out/2008: recebeu o Prêmio Análise Advocacia por ter seu nome apontado como o mais admirado do Direito, na categoria Cível.

Ago/2008: participou como mediador do painel intitulado “O ICSID e a Resolução de Controvérsias em Emergências Econômicas”, na 73ª Conferência da International Law Association – ILA, realizada entre 17 e 21 de agosto no Rio de Janeiro-RJ.

Jun/2008: proferiu palestra no Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia – IBDE, sobre o tema “Arbitragem no Setor de Transportes”.

Mai/2008: eleito para Diretoria Científica da Associação Brasileira de Direito da Informática – ABDI, para o triênio de 2008-2010.

Abr/2008: participou da 6ª Conferência Anual do International Centre for Disputes Resolution – ICDR, realizada de 30 de março a 1º de abril em Miami, EUA, sendo moderador de um dos grupos de discussão.

Mar/2008: menção na edição de fevereiro de 2008 da revista “Latin Lawyer” como um dos participantes pelo assessoramento de empresa de telecomunicações estrangeira em operação eleita como uma das “transações do ano de 2007″ na América Latina, com o encerramento de disputas com fundos de pensão pelo controle de concessionária de telefonia fixa brasileira.

Fev/2008: indicação pela Chambers and Partners, na edição de 2007 da Chambers Global Guide, como sócio do escritório de advocacia líder na área de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT).