Formação Acadêmica

2004/2005 – Curso de Project Finance – Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

2005 – Curso de Project Finance – Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro

2003 – Curso de Formação de Negociadores – FGV – Fundação Getúlio Vargas

1994/1996 – Curso completo na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ

1989/1993 – Direito – Universidade Cândido Mendes – Ipanema

Experiência Profissional

03/2007    Escritório DCupello Advogados

Elaboração, negociação e análise de contratos específicos no setor de sistemas para o desenvolvimento de projetos para o Governo Federal. Elaboração e estruturação de operações para captação de recursos no mercado, especificamente relacionadas a emissão por meio de CCB e CRI’s, IPO’s, MNI, Private Equity e Venture Capital; Assessoria a Bancos na área de contratos e operações estruturadas; Reestruturação societária de grupo econômico. Elaboração de contratos de parceria e de consórcio. Fechamento de operações específicas no setor bancário. Análise e estruturação da área jurídica para empresas, com a elaboração de contratos padrão e procedimentos. Assessoria e desenvolvimento de métodos para proteção patrimonial dos sócios. Negociação de Contratos e Mediação de controvérsias provenientes de contratos na área empresarial.

05/2005 a 03/2007   Escritório Siqueira Castro Advogados

Elaboração, negociação e análise de contratos específicos de parceria imobiliária, de financiamento bancário, corporativos, de prestação de serviços, entre outros. Elaboração de pareceres jurídicos na área empresarial. Análise e estruturação da área jurídica para empresas, com a elaboração de contratos padrão e procedimentos. Elaboração de estruturas contratuais e negociais específicas para a efetivação de negócios e projetos na área de saúde, imobiliária, bancária e de siderurgia. Assessoria e desenvolvimento de métodos para proteção patrimonial dos sócios. Negociação de Contratos e Mediação de controvérsias provenientes de contratos na área empresarial.

07/1999 a 04/2005   Banco BVA S/A
Responsável pelo Jurídico

Elaboração, gestão e análise de Contratos padrão de financiamento, mútuo, hipoteca, alienação fiduciária, de parceria imobiliária, de financiamento de projetos junto ao BNDES, entre outros. Atuação no Contencioso com a elaboração de peças processuais. Elaboração de pareceres para as áreas operacionais sobre a viabilidade jurídica de novos produtos, respostas a órgãos de defesa do Consumidor e a Tribunais de Justiça. Estruturação de operações para a área comercial e para a Diretoria. Estruturação e organização do departamento jurídico, com implementação de procedimentos, contratos padrão e divisão de funções. Gestão de equipe para a consecução de projetos e de negociações de financiamento. Montagem de nova estrutura jurídica para a negociação de acordos com clientes inadimplentes.

04/1997 a 06/1999    Escritório de Advocacia J. M. GARCEZ Advogados Associados
Advogada

Atuação e controle do contencioso cível, com a elaboração de peças processuais e sustentação oral, consultoria preventiva, com a análise sobre a viabilidade de novos negócios e emissão de pareceres na área empresarial.

Artigos e Palestras

  • Palestra sobre “Relações entre meio ambiente e mercado” proferida no Seminário “Novas Tendências do Direito e suas Relações com o Mercado”, realizada em 27 de outubro de 2010, no IBMEC – RJ. Expositora.
  • Professora da disciplina “Arbitragem e Mediação nas Relações Imobiliárias”, realizada no período de 31 de agosto a 28 de setembro de 2009, na Pós-Graduação em Direito Imobiliário da Universidade Veiga de Almeida -UVA.
  • Palestra sobre “O Impacto da Crise Financeira no Mercado de Derivativos”, realizada em 13 de maio de 2009, no IBMEC – RJ. Expositora.
  • Palestra sobre “Mercado de Derivativos”, realizada em 04 de setembro de 2008, no IBMEC – RJ. Expositora.
  • Palestra sobre “Cédula de Crédito Bancário como Valor Mobiliário”, realizada em 14 de maio de 2008, no auditório da Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro – ABERJ. Expositora.
  • Palestra sobre “Arbitragem Institucional”, realizada em 31 de outubro de 2007, no SECOVI – RJ. Expositora.
  • Mesa Redonda sobre “Métodos Alternativos na Solução de Conflitos”, realizada em 27 de novembro de 2006, no SECOVI – RJ. Expositora do Tema: “Negociação – Vantagens”.
  • “Aspectos atuais sobre a Cédula de Crédito Bancário”, artigo publicado em dezembro de 2005, no Caderno Especial n. 678 – Coletânea de Artigos da Associação dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro.
  • “Reflexões sobre as implicações jurídicas acerca do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional – CCS”, artigo publicado em 05 de setembro de 2005, no Jornal Gazeta Mercantil.
  • Palestra: “Segurança Cidadã. Para Quem?”, realizada na I Semana da Cidadania, em 02 de setembro de 2005, na UNISUAM – Bonsucesso. Expositora.
  • Palestra: “Cidadania e Ação Social”, realizada na I Semana da Cidadania, em 30 de agosto de 2005, na UNISUAM – Campo Grande. Expositora do Tema: “A Mediação de Controvérsias”.
  • Palestra: “As lides relativas às questões imobiliárias tratadas de forma profissional, objetiva e com celeridade. As vantagens para os incorporadores e construtores”, em 03 de agosto de 2005, realizada no auditório do SINDUSCON/RJ. Expositora do tema: “A Arbitragem e as PPPs”.
  • Curso: “Negociação e Mediação de Controvérsias”, realizado em julho de 2004, no auditório da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário – ABAMI. Expositora.
  • Entrevista publicada em 29 de março de 2004 no Jornal Valor Econômico, com o título “Setor imobiliário ganha câmara para arbitragem”.
  • “A utilização da negociação e da conciliação no seguro: resolução de controvérsias, novos negócios e equilíbrio das relações contratuais”, artigo publicado em novembro de 2003, no Caderno de Seguros, Ano XXIII, n.º 121, da Funenseg.
  • Participação no I Congresso Nacional de Direito Bancário, realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2003, auditórios do Novotel  São Paulo Center Norte.
  • Participação no III Fórum Mundial sobre Mediação, realizado nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2003, auditórios do Sheraton Buenos Aires, Argentina.
  • Participação na estruturação e montagem da Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem – CIMA.
  • Participação da mesa do VII ENAI – Encontro Nacional dos Advogados do Mercado Imobiliário, cujo tema era “Conciliação, Mediação e Arbitragem no Direito Imobiliário, em 16 de outubro de 2002, no auditório principal da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.
  • Entrevista publicada em 21 de outubro de 2002, no Jornal Valor Econômico, com o título “Arbitragem começa a ser utilizada em contratos”.
  • Entrevista publicada em março de 2002, no Informativo n.º 63, ano VI, da ABAMI.
  • Artigo/entrevista publicada em 09 de fevereiro de 2001, com o título “Arbitragem ainda enfrenta problemas”, no Jornal do Commercio.
  • Participação dos debates que envolveram a elaboração do Regulamento de Arbitragem da Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM.
  • “Métodos Alternativos na Solução de Conflitos”, artigo publicado em outubro de 1999, no Informativo ADCOAS, Ano IIII, n.º 20.
  • Palestras proferidas sobre Métodos Alternativos de Solução de Controvérsias e Contratos.

Participações

Desde 2002      Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr.

Desde 2003      Membro do Comitê Jurídico da Associação dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro – ABERJ.

2004 – 2010      Diretora da Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem – CIMA.

Desde 2006      Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná.

Desde 2011      Árbitra do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA.

Desde 2011      Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – CAMFIEP.

Desde 2015     Árbitra do Centro de Diagnóstico e Administração de Conflitos Empresarias – CEDACE.

Idiomas

Português e Inglês