Formação Acadêmica

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Bacharel em Direito (1989).
PUC/RJ IAG Master, Direito de Empresa, Pós-Graduação “Lato Sensu” – Especialização (1996).
London Guildhall University (Londres – Inglaterra), Summer School – Fundamentals of English Law (1997).
Instituto de Economia da UFRJ (Rio de Janeiro), Economia e Direito da Concorrência e da Regulação, Pós-Graduação “Lato Sensu” – Especialização (1999).
Harvard Law School (Cambridge – Estados Unidos), Program of Instruction for Lawyers (2000).
Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro), Mestrado em Direito “Stricto Sensu” – Área de Concentração: Direito e Economia (2005).
University Institute of European Studies (Torino – Itália), Law & Business in Europe (2006).

Idiomas

Fluente em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Bons conhecimentos de Italiano.

Experiência Profissional

Fonseca e Salles Lima Advogados Associados (Rio de Janeiro). Atuação em resolução de controvérsias, principalmente em arbitragens. Participação em arbitragens locais e internacionais como advogado e árbitro. Sócio fundador, desde 2016.

Osorio e Maya Ferreira Advogados (Rio de Janeiro e São Paulo). Atuação em resolução de controvérsias, principalmente em arbitragens. Participação em arbitragens locais e internacionais como advogado e árbitro. Consultor, em 2013-2015.

Wald e Associados Advogados (Rio de Janeiro e São Paulo). Atuação em várias áreas do Direito, tanto em consultoria como em litígios, incluindo contencioso judicial e administrativo e soluções alternativas de controvérsias. Participação em arbitragens locais e internacionais como advogado e como árbitro. Estagiário, em 1988-1990. Associado em 1990-1992/1993-1997. Sócio em 1997-2012.

Banque Paribas (Paris, França). Atuação na área de assuntos jurídicos internacionais. Trainee, em 1995.

“Varig”, S.A. (Viação Aérea Rio-Grandense) (Rio de Janeiro). Atuação na área de contratos internacionais. Advogado, em 1992-1993.

Prisco Paraíso Advogados (Rio de Janeiro). Estagiário na área do contencioso, 1986-1988.

Membro

Ordem dos Advogados do Brasil (Seções do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal-Brasília; Conselheiro Seccional do Rio de Janeiro, 2010-2015); Comissão de Arbitragem da OAB/RJ (Vice-Presidente desde 2010); Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ (2013-2015); Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial-SBDA; Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB (Comissão Direito Civil); Instituto Brasileiro de Direito Civil-IBDCivil; Comitê Brasileiro de Arbitragem-CBAr; Comissão de Arbitragem do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional – CCI; Comissão de Arbitragem da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil-Britcham; Grupo Latino-Americano da Corte de Arbitragem da CCI; ICC Institute of World Business Law (França); Center for International Legal Studies – Membro Honorário (Áustria); Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française – Membro do Grupo Brasileiro (França); American Bar Association – Associado da Section of International Law e da Section of Dispute Resolution (Estados Unidos); Associação Latino-Americana de Arbitragem (Colômbia); Associado da Divisão Internacional da Law Society (Inglaterra); International Council for Commercial Arbitration-ICCA (Suíça); Dispute Resolution Board Foundation (Estados Unidos).

Publicações e Conferências

  • Autor de vários artigos jurídicos publicados em periódicos especializados, como Revista Forense, Revista de Direito Civil, Revista Brasileira de Direito Aeroespacial, Digesto Econômico, Revista de Direito Renovar, Revista de Direito da Procuradoria Geral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Revista de Informação Legislativa do Senado Federal, Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro, Revista de Direito Bancário, do Mercado de Capitais e da Arbitragem, Revista de Arbitragem e Mediação, em jornais (Jornal do Brasil, Valor Econômico, Jornal do Commercio e Tribuna do Advogado), e em sítios jurídicos na internet.
  • Colaborador em várias obras coletivas no Brasil e no exterior.
  • Vencedor do “Prêmio Jurídico Heleno Cláudio Fragoso”, em 1994, atribuído pela OAB/RJ, pelo trabalho “Considerações sobre o Trust (Fidúcia) no Direito Comparado”, publicado na Revista Forense, vol. 334.
  • Atualizador do livro “Mandado de Segurança e Ações Constitucionais”, de Hely Lopes Meirelles, Arnoldo Wald e Gilmar Ferreira Mendes, Editora Malheiros, tendo participado da 18ª até a 36ª edições (1997-2014).
  • Co-organizador, com Arnoldo Wald, da obra coletiva A Empresa no Terceiro Milênio. Aspectos Jurídicos, Editora Juarez de Oliveira, 2005.
  • Autor de A Função Social do Contrato e o Alcance do Artigo 421 do Código Civil, Editora Renovar, 2007.
  • Redator-chefe da Revista de Arbitragem e Mediação, publicação trimestral da Editora Revista dos Tribunais (2004-2013).
  • Professor Convidado de Cursos de Educação Continuada das Faculdades de Direito da Fundação Getúlio Vargas (RJ e SP), e da Escola Superior da Advocacia do Rio de Janeiro, em disciplinas relacionadas à arbitragem.
  • Conferencista no Brasil e no exterior, a convite de várias entidades.

Recomendações

  • Reconhecido ao longo dos anos como um dos principais advogados do Brasil pelas publicações internacionais Who’s Who Legal, nas áreas Arbitration e Energy/Oil and Gas, e Chambers and Partners Latin America, nas áreas Dispute Resolution/Litigation e Dispute Resolution/Arbitration (Most in Demand Arbitrators desde 2014) e Expert Guides Euromoney, na área Commercial Arbitration.
  • Componente das Listas de Árbitros do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (SP), da Fecomércio Arbitral (SP), da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem-CBMA (do qual é Vice-Presidente de Arbitragem desde 2012), da Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil-Camarb, da CARB-Câmara de Mediação e Arbitragem do Agronegócio da Sociedade Rural Brasileira e da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná-ARBITAC.
  • Componente da lista de Neutros Internacionais do CPR-International Institute for Conflict Prevention and Resolution (EUA).
  • Certificado pela Dispute Resolution Board Foundation para atuação em Dispute Boards/SCDR em Contratos de Prestação de Serviços para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Clique aqui e confira o currículo na versão em Inglês.